PME ao nivel familiar, com terrenos agricula na zona da Serra do Caldeirão EXTRAÇÃO DE CORTIÇA
O sobreiro, sobro, sobreira ou chaparro é uma árvore da família do carvalho, a partir da qual se extrai a cortiça. O sobreiro é uma das espécies mais predominante no nosso país, sendo mais comum no litoral alentejano e serras do algarve.
A cortiça serve para fabricar isolantes térmicos, tecido de cortiça (para vestuário e acessórios, assim como calçado), materiais para isolamento sonoro com variadas aplicações e ainda indústria aeronáutica, automobilística e até aeroespacial, com maior destaque na produção de rolhas para engarrafamento de vinhos e não só. O nosso país é o maior produtor mundial de cortiça, sendo a cortiça portuguesa responsável por metade da produção mundial.
O medronheiro (Arbutus unedo) pertence à família Ericaceae , é uma arvore frutífera e ornamental e o seu fruto é o medronho.
Estes são bastante apreciados sobretudo no sul de Portugal, onde são usados na produção de licores e aguardentes destiladas do tipo licor de medronho.
Os frutos também podem ser consumidos frescos ou em derivados como compotas e geléias.
Esta planta é nativa da região mediterrânica e Europa ocidental. Em Portugal pode ser encontrada por todo o país, mas a sua maior concentração ocorre nas serras de Monchique e do Caldeirão.
As plantações de medronho sobrevivem em zonas de elevado declive onde dificilmente outras culturas sobrevivem.